Em vários trabalhos em que nós da FFA realizamos a mais de 10 anos sobre Gestão de Custos, Precificação ou Elaboração de Orçamentos, encontramos uma dúvida que se repetem muito em nossos clientes sobre o que devem classificar como Fixo ou Variável.

Sabemos que na hora de calcular, quanto mais carregamos nossos custos fixos e utilizando-se dos métodos tradicionais de rateios por Markup Divisor, carregamos demais nosso custo e nossos preços podem estar perdendo competitividade.

Utilização dos Métodos Tradicionais de Custeio

Esta dúvida acontece muito devido as classificações tradicionais recomendada pelos contadores. O papel da contabilidade, conforme compartilhei num artigo da última semana, é defender a empresa contra Legislação.

Por isso é dever da controladoria entender operacionalmente e ter autonomia para classificar gerencialmente os gastos e encontrar alternativas que tornem a empresa mais competitiva.

Os gastos Fixos podem sim variar!

Esta variação não está relacionada à unidade e sim por patamares ou lotes maiores. Podemos citar como exemplo, quando numa indústria tem a necessidade de ampliar um turno. Se classificarmos que a equipe de Setup ou inspeção de qualidade como um gasto fixo, devido ao aumento do patamar de produção, será necessário a alocação de uma nova equipe neste turno, ampliando os meus gastos que eram fixos.

Os Drivers de Custos Variáveis

Neste caso, nós criamos os Drivers para os custos Semi-Variáveis, possibilitando a alocação deste gasto na Estrutura de Produto e tornando-o variável para custeio ou composição orçamentária.

Métodos de Custeios Gerenciais

Lembrando que nossa legislação não permite o custeio contábil pelo Método de Custeio ABC, que permite este tipo de desdobramento. Por isso é preciso uma separação:

Informações Gerenciais, para medir desempenho, desdobrar, analisar e tomar de decisões.

Informações Contábeis, para atendimento de legislação.

E na sua empresa, como é o Método para Gestão de Custos?

Você utiliza alguma particularidade em seu método de Custeio? Como eles influenciam nas tomadas de decisão de sua empresa? Deixe seu comentário.

Se você quer saber mais sobre Custos Fixos, não deixe e ler aqui mesmo em nosso blog o artigo Redução de Custos: O que é Custo Fixo?

Te desejo muito sucesso e grande abraço!

Sobre o Autor:Victor Vitorette
Consultor e Mentor em Projetos de Gestão em diversas disciplinas nos mais variados segmentos. Sólida experiência em desenvolver pessoas através de implantações de sistemas de gestão voltados para melhoria da lucratividade. Formado em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing, Especialista em Administração da Produção e Logística, Técnico Contábil