Como realizar implantações com Êxito?

Ao iniciar uma implementação de mudança com o objetivo de elevar a PERFORMANCE de um processo em determinada disciplina de sua empresa, como primeiro passo você deverá mensurar os parâmetros para saber o momento em que será atingida esta evolução.

Chamamos então de Ponto B este resultado a ser alcançado.

Para maior êxito, utilize um processo de comunicação forte, que envolva todas as pessoas.

A importância da Comunicação para Implantações com Êxito

Todo processo aplicado de forma participativa tende a alcançar melhores resultados e o mais importante é que ele se perpetua da forma mais natural possível.

Um processo de comunicação deve ter o objetivo de primeiro tornar comum: (a) o conhecimento envolvido e necessário para as pessoas que serão impactadas.

Tornando comum este conhecimento, deverá despertar e provocar uma consciência de (b) atitude individual em querer fazer e para isso provocar mudança no (c) comportamento individual inicialmente, e somente como consequência provocar uma mudança de (d) comportamento coletivo do grupo.

O grande erro das lideranças num processo de comunicação é iniciar de forma impositiva invertendo esta ordem e utilizando uma abordagem de comunicação com foco de mudança do comportamento coletivo.

Desta forma, acaba utilizando maior energia e ao virar as costas a mudança “se volta para trás”, não se perpetuando.

O Processo de Comunicação

Este processo de comunicação deve iniciar com a apresentação para a sua equipe de onde se quer chegar, clarificando o Ponto B e seu número claro ao modo de poder compartilhá-lo à uma base de seu estágio atual, que é o Ponto A.

Este é o entendimento da evolução da PERFORMANCE de sua equipe que você deseja melhorar e se não medir, você e sua equipe nunca saberão “quando” ou “se” alcançaram o resultado esperado.

Se você irá liderar uma mudança, tem que saber onde está e onde quer chegar e assim comunicar a todos para conduzir a sua equipe para uma travessia de forma mais assertiva.

Estando claros estes objetivos, inicia-se esta travessia onde será preciso entender o quê está sendo implementado, absorvendo o método e as ferramentas que farão parte da mudança.

É preciso clarificar o “como” para toda a equipe envolvida e quem será responsável por qual parte.

Por fim, só considere um PROCESSO implementado quando este estiver modelado, detalhado, comunicado e documentado para as PESSOAS que deverão executá-lo.

Assim fechamos a tríade dos 3P’s: Processos, Pessoas e Performance, para implementação de mudanças à Performance Máxima

Neste processo de comunicação para o engajamento, outro item importante para  êxito é o entendimento das fases da mudança que você deverá enfrentar.

Não se iluda, num projeto ou processo de mudança que é levar as pessoas à travessia do ponto A para o ponto B, inevitavelmente você deverá enfrentar 4 fases:

  1. Negação: as pessoas inicialmente não admitem que precisam mudar e sair da zona de conforto. Não entendem que se continuarem fazendo as coisas como sempre fazem, irão alcançar no máximo os mesmos resultados e sua empresa corre sério risco de ficar estagnada e ser engolida;
  2. Resistência: no segundo estágio do processo de mudança, as pessoas entendem que precisam, mas não querem e começam a barganhar para não avançar, tentam buscar motivos para adiar um dia de cada vez, pois mudar exige energia e esforço;
  3. Exploração: passado o vale do desespero, tempo este que está relacionado a cultura de sua empresa, as pessoas começam a despertar curiosidade e realizar tarefas iniciais para experimentarem. Surgem aqui as primeiras ações até que avancem à última fase;

Aceitação: o último estágio alcançado é a aceitação onde as pessoas entendem que é possível e mesmo que seja trabalhoso e difícil, elas aceitam pagar o preço pois já visualizam e se imaginam no ponto B.

O grande sucesso para vencer as quatro fases do processo de mudança e atingir uma Performance Máxima, está condicionado à Cultura da organização, e esta vem de cima, do Dono.

O Dono tem que querer e estar comprometido: ou ele quer ou não quer. Cultura é aquilo que você permite que aconteça na sua empresa e isso percorre por toda sua estrutura.

Por último, vamos falar de como gerar e propagar esta cultura de alta performance e resultados.

Como já dissemos, quem deve ditar o ritmo é o líder que é o dono.

Através de suas condutas, ele precisa transmitir isso para os demais e checar se estão assimilando da forma que ele quer.

Para isso é preciso perguntar, checando o entendimento e corrigindo o caminho sempre.

Aqui entra obrigatoriamente o processo de Feedback.

Entenda mais sobre Feedback em nosso artigo Metodologia Feedback para Alto Desempenho

Perguntando, ouvindo as pessoas para saber o que elas entenderam e quais insumos elas necessitam (recursos, materiais, informações) para atingir o ponto B.

Grande abraço!

Sobre o Autor:Victor Vitorette
Consultor e Mentor em Projetos de Gestão em diversas disciplinas nos mais variados segmentos. Sólida experiência em desenvolver pessoas através de implantações de sistemas de gestão voltados para melhoria da lucratividade. Formado em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing, Especialista em Administração da Produção e Logística, Técnico Contábil