Planejamento Orçamentário 

Você sabe a importância de planejar o orçamento semestral?

No Brasil as empresas privadas ainda não atingiram a maturidade necessária quando falamos de gestão orçamentária.

E não se assuste, no Brasil é muito comum encontrar um grande número de empresas de médio e grande porte que confundem o Planejamento Estratégico com Orçamento.

Ou ainda, empresas que utilizam apenas o Orçamento Realizado do último mês, aquele que a contabilidade entrega após o dia 15 de cada mês, gerindo pelo espelho retrovisor seu funcionamento.

Como Planejar o  Orçamento

Através de um planejamento orçamentário, quando bem construído e aprovado, é possível criar um plano de comunicação para que os gestores e líderes de todos os níveis hierárquicos de uma empresa sejam conhecedores de suas metas e de seus recursos disponíveis.

Desta forma, a empresa passa de um nível de “criatura”, refém dos acontecimentos internos e externos do cotidiano para “criadora”, ou seja, ela passa a construir aquele resultado planejado.

Ao pensar em orçamento, lembre-se: a necessidade é a mãe da inovação.

Instabilidade econômica e planejamento orçamentário

Muitas empresas, através de seus líderes de controladoria, alçam a culpa da dificuldade desta disciplina justificando os constantes momentos de instabilidade da economia brasileira.

Mas este é o grande erro.

São nestes momentos em que devemos aumentar o capricho e cuidar da gestão de orçamentos.

Visto que a empresa, através de todos os seus níveis de liderança, precisa com maior constância tomar decisões maiores.

Aquele orçamento anual feito tradicionalmente já não atinge seu objetivo de análise para direcionar as decisões conforme suas diretrizes.

É preciso muito mais.

Revisões Orçamentárias

Revisar semestralmente é a saída encontrada para as empresas se restabelecerem economicamente redirecionando suas diretrizes para obtenção dos resultados.

Os orçamentos necessitam de revisões num espaço de tempo menor, a empresa e o mercado não podem esperar.

Além de revisar, é necessário criar alternativas, simulando cenários possíveis com planos A, B e C.

Uma revisão não com a finalidade de mudar os objetivos de resultados, mas sim para criar alternativas que façam com que toda a liderança consiga atingi-los.

No Brasil, o número de empresas ou profissionais que já tinham dificuldade de impor uma cultura tradicional de gestão orçamentária é muito grande.

Agora, visivelmente é chegado um momento de separar os meninos dos adultos.

Aqueles que dominam uma metodologia de gestão orçamentária como ferramenta de direcionamento, além de diversas tecnologias e inteligências disponíveis da indústria 4.0, estão atropelando empresas que ainda trabalham com métodos de forma amadora ou nem planejam seus resultados.

Acesse diversos outros materiais sobre orçamento em nosso Blog.

Sucesso a todos e vamos construir nossos resultados.

Clique Aqui e inscreva-se em nosso canal para assistir vídeos sobre orçamento!

Sobre o Autor:Victor Vitorette
Consultor e Mentor em Projetos de Gestão em diversas disciplinas nos mais variados segmentos. Sólida experiência em desenvolver pessoas através de implantações de sistemas de gestão voltados para melhoria da lucratividade. Formado em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing, Especialista em Administração da Produção e Logística, Técnico Contábil