Procrastinar…

Como a procrastinação afeta seu sucesso?

Não faça hoje o que você pode deixar para amanhã”, esse é o lema do procrastinador.

Adiamentos frequentes daquela sua dieta, academia, um trabalho insonso que você não quer fazer ou um feedback negativo que você não quer dar em um colaborador, pode denunciar que você faz parte desse grupo de pessoas.

Mas afinal, o que é procrastinar? 

A definição é simples: 
Transferir a realização de alguma coisa para um outro momento, prorrogar para outro dia, que você imagina que vai estar mais preparado ou motivado para fazer.
Porém, em geral, esse dia nunca chega e pode ter certeza: a culpa é sempre de alguém ou de algo e não sua, pelo menos na sua cabeça.
Soma-se isso ao fato de procrastinar ter um lado ainda mais maléfico ao nosso sucesso:
A posterior auto cobrança, culpa e arrependimento de não ter feito o que deveria ter sido feito.

Como resolver a procrastinação?

Procrastinar de vez em quando pode significar respeitar seus limites físicos e psicológicos, mas quando esse comportamento é frequente, pode ser que não estejamos dando a devida atenção à disciplina.

Eu costumo dizer em algumas palestras, que o sucesso, metaforicamente falando, é como o fruto de uma árvore e ela possui 3 componentes para gerar esse fruto.
Primeiro o meio ou solo fértil, ou seja, nosso talento, aquilo que realmente somos eficazes.
Em segundo plano temos a raiz que é disciplina necessária para dar sustentação e evolução a esse talento.
Por fim temos o caule, que é o conhecimento e motivação para a geração do fruto do sucesso.
Resumindo, se você usar e lapidar seu talento com disciplina e os conhecimentos corretos, não tem como não colher os frutos.

A disciplina muitas vezes é encarada como algo que tolhe nossa liberdade.

Porém gosto muito de uma definição do consultor e escritor Alan Sant’Anna, no livro Disciplina – O Caminho da Vitória: A disciplina te priva de uma liberdade pequena e momentânea da procrastinação e te projeta à uma liberdade muito maior, que é o atingimento da sua meta, objetivo ou sucesso e todo o sentimento bom que isso te proporciona.
Aí fica a pergunta: qual seu talento? O que é sucesso e quão importante ele é para ti?
 
Saia do “eterno” planejamento, diga não à auto complacência e parta para ação, seu sucesso não pode e não deve ser procrastinado.

Grande abraço e muito sucesso!

Acesse mais materiais como esse em nosso Blog, clicando aqui.

Clique Aqui e inscreva-se em nosso canal para assistir mais vídeos como este!

Sobre o Autor:Victor Vitorette
________
Victor Vitorette é Diretor das Operações com mais de 20 anos de carreira nas áreas de Gestão de Custos, Produção Industrial e junto à Ferreira Filho Associados, geraram mais de R$ 1,35 Bilhão em resultados nos clientes, através da aplicação de metodologias voltadas a Redução de Custos e Despesas e Aumento de Faturamento.
Acompanhe-nos nas redes sociais: